Aos 5 – 6 anos (antes das entrada para o 1ºAno de Escolaridade), recomenda-se que a criança realize um rastreio das pré-competências académicas. Preferencialmente, a avaliação deve ser feita enquanto as crianças frequentam a sala dos 5 anos.
Trata-se de uma avaliação que permite perceber se a criança possui as competências básicas para a aprendizagem escolar ou se poderá demonstrar dificuldades por exemplo, na focalização da atenção.
Avaliação inclui as seguintes áreas:
•Atenção
•Memória auditiva
•Cognição não verbal
•Consciência fonológica
•Linguagem como pré-requisito da aprendizagem da leitura
•Conhecimento das letras e dos números
No final da avaliação, é discutido com aos pais um relatório que inclui informação sobre as áreas avaliadas, o modo de avaliação, uma conclusão, as recomendações e sugestões de actividades para casa e para a escola.
Para este rastreio a metodologia de avaliação é a nível individual, sendo realizada no Gabinete de Psicologia.
Esta avaliação é proposta a todos os pais da sala dos 5 anos. A participação depende do consentimento dos mesmos.